Dor de cabeça: a causa pode estar na sua boca e no seu pescoço!
- Herick Alves
- 15 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Sentir dor de cabeça é um incômodo e atrapalha a rotina de qualquer pessoa. Estresse, problemas neurológicos, sinusite e tensões musculares são algumas das causas, mas o problema também pode ter relação com a sua saúde bucal. Sim, a sua dor de cabeça pode ser resultado de algum problema dentário.
Ficou surpreso? Saiba que isso é muito comum. Vamos te explicar isso melhor...
Qual a relação entre a dor de cabeça e os dentes?
Toda a estrutura de nervos, músculos e articulações na face é uma só. Por isso, qualquer situação de tensão nos músculos ou estrutura óssea pode ocasionar dores de cabeça, ouvidos ou outras regiões do rosto e da base da cabeça.
Logo, alguns problemas odontológicos podem ser responsáveis por uma dor de cabeça persistente.
Quais problemas podem provocar dor de cabeça?
Existem inúmeras de dor de cabeça e algumas delas estão diretamente ligadas a saúde da sua boca, músculos, nervos e articulações
Confira a seguir as principais:
Infecções nos dentes ou gengivas: problemas como gengivites, periodontites ou cáries, além de causarem dor de dente, também podem gerar dor de cabeça. Isto acontece porque esses processos inflamatórios, se não tratados corretamente, podem afetar as estruturas nervosas, evoluindo para uma dor de cabeça.
Bruxismo: o ato de ranger ou apertar os dentes durante a noite pode tensionar a musculatura da face, causando inflamações nos nervos e provocando dor nos dentes, que podem evoluir para dores de cabeça.
DTM: a dor de cabeça intensa é um dos sintomas da DTM, uma disfunção na articulação temporomandibular (ATM), responsável pelos movimentos da boca como abrir, fechar, mastigar e falar.
Hérnia de disco: a hérnia de disco no pescoço (coluna cervical), afeta a posição dos osso da cabeça e consequentemente pode afetar a posição de oclusão dos dentes, causando tensões em músculos da cabeça e consequentemente dor de cabeça e até mesmo dores que irradiam para ombros e braços.
Tensões musculares: As tensões causadas pelo bruxismo também podem interferir nos movimentos do pescoço e isso pode causar uma sobrecarga muscular e um excesso de tensão que ao longo do tempo pode causar dores de cabeça e nos dentes simultaneamente.
Artrose: A artrose (desgaste) dos ossos da base do crânio pode estar associado ao desequilíbrio dos ossos da base de cabeça e da mandíbula, e isso afeta o movimento dos ossos do pescoço, causando um desgaste precoce
Então, como essas dores podem ser tratadas?
O ideal é a realização de uma avaliação detalhada tanto com o fisioterapeuta/osteopata ou ortodontista para identificação das causas e o direcionamento para o tratamento adequado.
Muitas vezes tratar somente um dos fatores pode deixar o tratamento incompleto e no futuro você pode ter uma nova incidência dessa dor.
Se cuide!
Texto escrito em parceria com a Dra. Carolina Parisotto Marson (especialista em ortodontia) @dra.carolinapmarson
Comentários