8 sinais que seu fígado pode estar com problemas
- Herick Alves
- 15 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

O fígado é um dos mais importantes órgãos do nosso corpo.
Levando-se em consideração o fato de que as doenças que afetam o fígado costumam ser silenciosas, trouxemos neste artigo 8 sinais de que o seu fígado pode estar com problemas.
1. Náuseas
As náuseas são um forte indicativo de problemas no fígado. Na maioria dos casos, elas aparecem depois das refeições, sendo possivelmente acompanhadas de enjoos, sensação de estômago pesado e até mesmo vômitos.
2. Icterícia
A icterícia, que nada mais é do que o ‘amarelamento’ da pele, também é um sinal de que você pode estar com algum problema no fígado. A coloração surge especialmente nos olhos e rosto, apesar de poder se manifestar em qualquer região do corpo.
Vale lembrar que a icterícia ocorre quando há excesso de bile (bilirrubina) no sangue e organismo, o que geralmente é causado por um problema no fígado.
3. Dor abdominal
A dor no abdômen, especialmente na parte de cima e do lado direito, também pode ser um sinal de problemas no fígado. Muitas vezes, a dor abdominal pode se estender para as costas (na região abaixo das costelas) ou resultar ainda em inchaço, ardor ou até mesmo febre.
4. Fadiga
Doenças no fígado também fazem com que nos sintamos frequentemente esgotados, cansados, fadigados e com o apetite diminuído. É claro que associar esses sintomas a doenças no órgão é realmente difícil, porém, quando eles são frequentes, é importantíssima a desconfiança de que pode haver algum problema mais grave.
5. Fezes esbranquiçadas ou acinzentadas
Fezes acinzentadas ou esbranquiçadas também podem ser sinais de doenças no fígado. Sendo assim, se você já tem algum dos sintomas citados acima, comece a observar a cor de suas fezes.
6. Hematomas ou sangramentos
Sangramentos pelo nariz e presença frequente de hematomas (sem que você reconheça suas origens) também podem estar atrelados a um problema de fígado. Isso porque tais ocorrências são comuns quando há deficiência proteica no organismo, sendo este um sinal de mal funcionamento do órgão.
7. Coceira constante no corpo
A coceira, por sua vez, ocorre quando há acumulo de bile na pele. O incômodo ocorre quando o sangue começa a reagir a essa concentração de impurezas e toxinas não filtradas pelo fígado.
8. Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Se você consome álcool excessivamente (em especial todos os dias), esse, por si só, pode ser um sinal de doença no fígado – visto que as chances de manifestação da doença nos indivíduos que bebem muito e com frequência são muito maiores.
Se perceber algum desse sinais, procure ajuda!
Dr. Hérick Amarante
Fisioterapia/Osteopatia/Manipulações Viscerais
Comments