O movimento é necessário!
- Herick Alves
- 20 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

O movimento é parte essencial do processo avaliativo, permitindo identificar com precisão as possíveis causas do problema e sua correlação com outros sintomas.
Ficar em repouso nem sempre é a melhor solução, pois os músculos podem estar fracos ou tensionados, o que pode ser uma das causas da dor.
A osteopatia trabalha exatamente nesse ponto, buscando restaurar o equilíbrio muscular e a funcionalidade do corpo.
Mais do que o desconforto muscular, fraquezas ou mesmo desgastes (como a artrose) precisam ser avaliados com cuidado. Muitos diagnósticos são supervalorizados e nem sempre correspondem à real causa da dor do paciente.
Contudo, o movimento pode auxiliar a determinar pontos específicos de limitações da movimentação da coluna e expor, de maneira prática, possíveis correlações com outros tecidos e problemas que o paciente já tenha ou já teve.
Processos crônicos de outras doenças ou inflamações também são agravantes de problemas da coluna e devem ser considerados.
Determinar esses fatores nem sempre é simples e pode não estar associado a uma única causa ou exame.
Uma avaliação detalhada pode ajudar a identificar locais com disfunções, sendo a base para o terapeuta selecionar as técnicas mais adequadas para solucionar o problema pontualmente, respeitando as demandas do paciente.
Além das técnicas manipulativas e do tratamento osteopático, os exercícios terapêuticos são ferramentas excelentes que podem ser muito úteis no processo de recuperação e tratamento como um todo.
Procure sempre ajuda especializada e cuide-se!
Um abraço,
Atenciosamente,
Dr. Hérick Amarante
Fisioterapeuta/Osteopatia
São José do Rio Preto/SP
Comentários