Teimosia
- Herick Alves
- 3 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Teimosia é sinônimo de: obstinação, relutância, renitência, resistência, teima, teimosice, turra, cisma.
Homens e idosos levam a fama por serem mais relutantes ao tratamento, mas não é bem assim.
Precisamos considerar alguns aspectos:
1 - Quase ninguém gosta de ir ao profissional de saúde. Se você vai é sinal que tem algum problema.
2 - Quase sempre o tratamento envolve mudança de comportamento (parar de fumar, se alimentar melhor, fazer exercícios, parar de beber, etc)
3 - Se você já fez algum tratamento e não obteve sucesso. Qual a motivação para ir em outro?
4 - "Eu tenho idade para ser seu pai!" Para algumas pessoas, idade é sinônimo de credibilidade. Pessoas e ideias novas podem ser um desafio para este tipo de pessoa.
5 - Medo. O fato de não saber o que temos pode levar a medo. Medo de algo ser grave e o medo de ter que parar com algo que gosta (ir ao futebol ou algum outro lazer por exemplo).
Citei 5, mas tem fatores como ansiedade, depressão, descrença, fatores familiares e crenças.
Enfim, vários fatores podem parecer ou sugerir "teimosia". Normalmente é mais de um fator que interefe nesse comportamento.
O prejuízo maior é a falta de continuidade e comprometimento do paciente com o tratamento em si. O paciente deixa de tomar os cuidados, fazer exercícios e até mesmo desiste dos medicamentos o que gera um atraso significativo e até mesmo o fracasso do tratamento, além do prejuízo financeiro e de tempo.
Antes de "bater de frente", explique, converse e tenha objetivos claros com essa pessoa e o que esperar do tratamento. Muita das vezes ela precisa de usa atenção e precisa ser ouvida e suas dúvidas e anseios esclarecidos.
As chances de sucesso aumentam quando há uma boa comunicação. O processo de repetição é necessário pois mudar um comportamento não é fácil.
Acolha, escute e oriente!
Cuide do seu teimoso(a)! Eles precisam!
Um abraço
Dr. Hérick Amarante
Comentários